sábado, 23 de março de 2013

Texto: Dicas de como trabalhar com alunos hiperativos


 
1- Substituir a cultura da culpa pela da responsabilidade
           
            Os professores estão deixando de atribuir a criança e ao adolescente a culpa por sua indisciplina e passando, no seu lugar, a acusar a família. É importante conscientizá-los que os fatores que influenciam a indisciplina vão desde as razões sociais amplas até as mais prosaicas  e ligada a atual política educativa.

2- Tentar “conscientizar” os envolvidos
            As crianças os adolescentes e a comunidade em geral tomem consciência da sua responsabilidade na prevenção da escola.

3- Democratizar os envolvidos
             A conscientizar a comunidade acerca do fato de que a instituição escolar é pública só é possível com a democratização das relações sociais.

4- Deixar de conceber o aluno indisciplinado como problema
            As crianças e os adolescentes não devem ser responsabilizados pela indisciplina. O problema “não é  deles e não está neles”. Tem-se atentar para a política educacional,pois ela desconsidera a realidade partindo, assim, de um modelo ideal de criança e de adolescente.

5- Propiciar orientação pedagógica, psicopedagógica e psicológica
            A formação do Educador é sem dúvida, um fator que contribui para a diminuição dos índices de indisciplina nas escolas.

Referência:

LA TAILLE, Yves de; SILVA, Nelson Pedro; JUSTO, José Sterza. Indisciplina/Disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Um comentário:

  1. Concordo que o educador contribui para a diminuição dos índices de indisciplina na escola, porém não está na escola o papel de dar educação a alunos indisciplinados, vejo que os pais estão perdendo o autocontrole do filhos, transferindo para a escola o papel de pais, acima de tudo jogam a culpa na escola pela indisciplina dos filhos.

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