1- Substituir a cultura da culpa pela da responsabilidade
Os professores estão deixando de
atribuir a criança e ao adolescente a culpa por sua indisciplina e passando, no
seu lugar, a acusar a família. É importante conscientizá-los que os fatores que
influenciam a indisciplina vão desde as razões sociais amplas até as mais
prosaicas e ligada a atual política
educativa.
2- Tentar “conscientizar” os
envolvidos
As crianças os adolescentes e a
comunidade em geral tomem consciência da sua responsabilidade na prevenção da
escola.
3- Democratizar os envolvidos
A conscientizar a comunidade acerca do fato de
que a instituição escolar é pública só é possível com a democratização das
relações sociais.
4- Deixar de
conceber o aluno indisciplinado como problema
As crianças e os adolescentes
não devem ser responsabilizados pela indisciplina. O problema “não é deles e não está neles”. Tem-se atentar para
a política educacional,pois ela desconsidera a realidade partindo, assim, de um
modelo ideal de criança e de adolescente.
5- Propiciar
orientação pedagógica, psicopedagógica e psicológica
A formação do Educador é sem
dúvida, um fator que contribui para a diminuição dos índices de indisciplina
nas escolas.
Referência:
Referência:
LA TAILLE, Yves de; SILVA, Nelson Pedro; JUSTO, José Sterza. Indisciplina/Disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2010.
Concordo que o educador contribui para a diminuição dos índices de indisciplina na escola, porém não está na escola o papel de dar educação a alunos indisciplinados, vejo que os pais estão perdendo o autocontrole do filhos, transferindo para a escola o papel de pais, acima de tudo jogam a culpa na escola pela indisciplina dos filhos.
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