domingo, 24 de março de 2013

Texto: Considerações Gerais

      De acordo com SILVA (2010) nos dias atuais estamos vivendo uma intensa crise de valores. Atualmente as pessoas vivem com medo e mostram-se descrentes em relação à capacidade das instituições, militar, escolar ou político-partidária, de deter a corrupção, a falta de ética, a violência, entre outros. Por isso, elas próprias, constroem estratégias para adquirirem sua segurança.
 Ainda segundo o autor, há um consenso de que hoje o mundo vive em crise moral e ética, a ponto de as pessoas se mostrarem indiferentes, indecisas ou perdidas quando pensam sobre o amanhã que sonham para si e seus próximos. Dessa forma, veem-se incapazes de ensinar aos seus filhos como viver ou os educam segundo a “pedagogia” da violência em vez do diálogo, levam-nos a ver o presente como um fim em si e a priorizar certos tipos de glória, como o prestígio social a todo custo. Quanto à escola, Silva afirma que os alunos não respeitam os limites que devem assegurar a existência de si e a da sociedade. Já os professores, por sua vez, não sabem como agir e acabam aplicando punições ineficientes, além de demonstrarem pessimismo a eficácia de novas punições, que não sabem quais delas devem ser empregadas. Com isso, a indisciplina escolar pode, em parte, ser superada se alunos e professores se relacionarem. Ademais, é importante ressaltar que a indisciplina é também produzida pelas relações interpessoais e só pode ser superada se esta dimensão for trabalhada levando-se em consideração os aspectos sociais mais amplos e outros diretamente ligados à política educacional em vigência. Ainda de acordo com o autor, um dos questionamentos para a disciplina é a criação do vínculo entre professor- aluno, pois só se respeitarão se o educador for visto como autoridade, o que só é possível se ele fizer parte da subjetividade do aluno. Portanto, é preciso que tanto o professor quanto o aluno compreendam que a disciplina é a base para existência da relação pedagógica. Sem ela, o professor não conseguirá ensinar e o aluno tampouco aprenderá.

Referência

LA TAILLE, Yves de; SILVA, Nelson Pedro; JUSTO, José Sterza. Indisciplina/Disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2010.

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