TEXTO:
Conhecimento e Ação do Professor
Segundo La Taille (2010), o conhecimento é ter informações
sobres variados assuntos ou temas, este por sua vez também pode ser investido
de afetividade, tornando-se dessa maneira um valor.
A valorização do conhecimento pode se dá
através de várias situações, dentre elas
pode-se ressaltar o valor ou a valorização meio, onde este tipo de valor está
no progresso pessoal, que busca por meio do conhecimento obter sucesso na vida;
no progresso social que visa através do conhecimento ajudar mais a humanidade;
e na busca para se proteger da alienação, de mentiras e de mitos que circulam e
nesse caso temos o conhecimento como um saber necessário à autonomia
intelectual.
Atualmente estamos sujeitos aos mais
diversos meios de informação e em um fluxo maior, entretanto, o
conhecimento não se tornou melhor que os
das gerações anteriores, tem-se sim mais informações porém é necessário que sejam filtrados para que
essas informações se tornem conhecimento. É de suma importância destacar que, nos dias de hoje, a busca da
sociedade pelo conhecimento é mínima ,
ficando em segundo plano.Há também o fato de que a idéia de progresso social
perdeu um grande espaço, assim como o papel da ciência no desenvolvimento da
humanidade está sendo cada dia mais descartado. É notável também que os diplomas são essências para se alcançar um
mérito,todavia verifica-se que eles não garantem emprego. Outro aspecto que
podemos citar é que o valor da postura crítica está em constante declínio ,
visto que refletir tem menos valor que
emocionar-se.
Há inúmeras fontes de informação, entre
tanto, a única que leva realmente ao conhecimento e que, por sua vez é a
responsável por ele é a instituição
educacional. Muitos alunos fazem trabalhos pela internet, mas eles não adquirem
conhecimento sobre o que fizeram. Os professores devem mostrar aos seus alunos que
o conhecimento não tem preço, pois conhecer a respeito de tal informação é um
grande valor adquirido, dessa maneira haverá sempre harmonia entre esse
professor e seus alunos.
La Taille,
Yves de; Silva, Nelson Pedro; Justo, José Starza. Indisciplina/Disciplina: ética, moral, e ação do professor. Porto
Alegre: Mediação,2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário