domingo, 24 de março de 2013

TEXTO: Conhecimento e Ação do Professor



TEXTO: Conhecimento e Ação do Professor


   Segundo La Taille (2010), o conhecimento é ter informações sobres variados assuntos ou temas, este por sua vez também pode ser investido de afetividade, tornando-se dessa maneira um valor.
    A valorização do conhecimento pode se dá através de várias situações, dentre  elas pode-se ressaltar o valor ou a valorização meio, onde este tipo de valor está no progresso pessoal, que busca por meio do conhecimento obter sucesso na vida; no progresso social que visa através do conhecimento ajudar mais a humanidade; e na busca para se proteger da alienação, de mentiras e de mitos que circulam e nesse caso temos o conhecimento como um saber necessário à autonomia intelectual.
    Atualmente estamos sujeitos aos mais diversos meios de informação e em um fluxo maior, entretanto, o conhecimento  não se tornou melhor que os das gerações anteriores, tem-se sim mais informações porém  é necessário que sejam filtrados para que essas informações se tornem conhecimento. É de suma importância  destacar que, nos dias de hoje, a busca da sociedade pelo  conhecimento é mínima , ficando em segundo plano.Há também o fato de que a idéia de progresso social perdeu um grande espaço, assim como o papel da ciência no desenvolvimento da humanidade está sendo cada dia mais descartado. É notável também que  os diplomas são essências para se alcançar um mérito,todavia verifica-se que eles não garantem emprego. Outro aspecto que podemos citar é que o valor da postura crítica está em constante declínio , visto que  refletir tem menos valor que emocionar-se.
   Há inúmeras fontes de informação, entre tanto, a única que leva realmente ao conhecimento e que, por sua vez é a responsável por ele é  a instituição educacional. Muitos alunos fazem trabalhos pela internet, mas eles não adquirem conhecimento sobre o que fizeram. Os professores devem mostrar aos seus alunos que o conhecimento não tem preço, pois conhecer a respeito de tal informação é um grande valor adquirido, dessa maneira haverá sempre harmonia entre esse professor e seus alunos.


La Taille, Yves de; Silva, Nelson Pedro; Justo, José Starza. Indisciplina/Disciplina: ética, moral, e ação do professor. Porto Alegre: Mediação,2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário