domingo, 24 de fevereiro de 2013

Escola no epicentro da crise social

Escola no epicentro da crise social
 A escola instituição educacional moderna tem como tarefa a socialização e organização social, a partir do ensinamento dos conhecimentos e valores básicos da cultura. Ademais, é uma instituição a serviço do capitalismo, assim como as outras instituições modernas, hospitais, fábricas, prisões, ambas com o mesmo princípio de organização da sociedade, com a função de disciplinar os corpos, modelar mentes para as demandas do capitalismo.
     Atualmente, a escola que antes se resumia a imposição de normas rígidas de conduta e a exigência de obediência como condição fundamental da educação, vive uma grande frustração e fracasso, esta que antes vigorava o internato, a disciplina e a obediência, nos dias atuais não consegue produzir nem para consumo próprio, está de mãos atadas, já que deveria ser exemplo da construção de um mundo melhor, em que o autoritarismo e a violência não teria vez.
    No contexto da contemporaneidade, marcado por profundas transformações das instituições sociais e da subjetividade, é importante ressaltar o ambiente escolar que continua sendo imprescindível na formação intelectual e transmissão formal dos legados da cultura e é tida como remédio para quase todos os males. Ademais, vale ressaltar que a situação da criança fora da escola é vista como mais grave do que fora da família, já que a expansão da violência doméstica colocou a família com lugar de risco e sob suspeição quanto à sua capacidade de cuidar e educar a criança. Assim, a escola apesar de toda instabilidade e falta de recursos continua sendo respeitada, valorizada e reconhecida como instrumento para o desenvolvimento do indivíduo e formação do sujeito, da construção da cidadania, do desenvolvimento e da expansão da economia.
    Contudo, a escola como instituição disciplinar, possui papel de grande importância, uma vez que está atrelada a ciência e à racionalidade técnica, tendo papel não só de educar e disciplinar, como também de cuidar do desenvolvimento da criança e do adolescente no plano cognitivo, emocional, afetivo e todos que estiverem atreladas para a formação do sujeito. Assim sendo, para atingir esses objetivos é importante que a escola mantenha vínculos estreitos com a família e com a comunidade, centrando a figura do professor como ideal do ego e representante da lei, já que a escola continua sendo instada a zelar pela disciplina.


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