Escola
no epicentro da crise social
A escola instituição educacional moderna tem
como tarefa a socialização e organização social, a partir do ensinamento dos
conhecimentos e valores básicos da cultura. Ademais, é uma instituição a
serviço do capitalismo, assim como as outras instituições modernas, hospitais,
fábricas, prisões, ambas com o mesmo princípio de organização da sociedade, com
a função de disciplinar os corpos, modelar mentes para as demandas do
capitalismo.
Atualmente, a escola que antes se resumia
a imposição de normas rígidas de conduta e a exigência de obediência como
condição fundamental da educação, vive uma grande frustração e fracasso, esta
que antes vigorava o internato, a disciplina e a obediência, nos dias atuais
não consegue produzir nem para consumo próprio, está de mãos atadas, já que
deveria ser exemplo da construção de um mundo melhor, em que o autoritarismo e
a violência não teria vez.
No contexto da contemporaneidade, marcado
por profundas transformações das instituições sociais e da subjetividade, é
importante ressaltar o ambiente escolar que continua sendo imprescindível na
formação intelectual e transmissão formal dos legados da cultura e é tida como
remédio para quase todos os males. Ademais, vale ressaltar que a situação da
criança fora da escola é vista como mais grave do que fora da família, já que a
expansão da violência doméstica colocou a família com lugar de risco e sob
suspeição quanto à sua capacidade de cuidar e educar a criança. Assim, a escola
apesar de toda instabilidade e falta de recursos continua sendo respeitada,
valorizada e reconhecida como instrumento para o desenvolvimento do indivíduo e
formação do sujeito, da construção da cidadania, do desenvolvimento e da
expansão da economia.
Contudo, a escola como instituição
disciplinar, possui papel de grande importância, uma vez que está atrelada a
ciência e à racionalidade técnica, tendo papel não só de educar e disciplinar,
como também de cuidar do desenvolvimento da criança e do adolescente no plano cognitivo,
emocional, afetivo e todos que estiverem atreladas para a formação do sujeito.
Assim sendo, para atingir esses objetivos é importante que a escola mantenha
vínculos estreitos com a família e com a comunidade, centrando a figura do
professor como ideal do ego e representante da lei, já que a escola continua
sendo instada a zelar pela disciplina.
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